• Atendimento Dal Piaz

Medo de voltar ao escritório

Vocês sabem o que é “FORTO”? É a sigla em inglês para “Fear of returning to the office”, ou, traduzindo, o medo de voltar ao trabalho presencial, transtorno que tem sido observado por profissionais de saúde mental no mundo todo.


A volta ao trabalho ou estudo no formato presencial, após passada a fase crítica da pandemia de Covid-19, tem causado em algumas pessoas estresse e ansiedade.


É natural que todos precisem se readaptar ao retorno à vida normal, não apenas no trabalho, mas em todas as outras atividades da vida pessoal, agora que a pandemia está arrefecendo e apresentando melhora crescente em seus indicadores. E, ainda que seja essencial continuar com os cuidados básicos de prevenção à Covid-19, como usar máscara e evitar aglomerações, é chegada a hora de retomar as atividades. Porém, em alguns indivíduos, as preocupações podem ultrapassar um pouco os limites, gerando o FORTO.


Sinais do FORTO:


A pessoa passa a focar exageradamente em questões como: "será que todo mundo foi vacinado? Mas as vacinas não funcionam 100%, e agora? Será que eu estarei protegido? E em dias de frio e chuva, que eu podia ficar em casa antes, agora vou ter que sair? Nunca tem lugar para estacionar perto do trabalho! E o que eu faço com a violência?".


Como consequência, alguns sintomas podem surgir: batimento cardíaco acelerado, dificuldades para dormir, falta de concentração, impaciência, aumento no consumo de bebidas alcoólicas e de medicamentos tranquilizantes, pensamentos e preocupações excessivas.


Medo de voltar ao trabalho presencial

Como aliviar os sintomas?


Continuar com as medidas de prevenção à Covid-19 e vacinar-se com o esquema completo;

Tomar conhecimento da evolução favorável que os indicadores relativos à pandemia estão apresentando dia após dia;

Ter uma visão positiva do retorno ao trabalho presencial: rever os colegas, ter um tempo e local próprio para o trabalho, resgatar a interação social.

Quando buscar ajuda?


Se os sintomas persistirem e o medo incapacitar a pessoa de desempenhar bem as suas funções, no trabalho e na vida pessoal, a busca por tratamento com profissional de saúde mental pode ser necessária.


Fonte: Site TRE/SC