• Gabriel Dal Piaz

Contratação 100% remota

Atualizado: Mar 16

A pandemia fez com que empresas e profissionais passassem a adotar o trabalho remoto como principal meio de prestação do serviço.


Em razão disso, empresas de recrutamento identificaram uma tendência: O aumento na contratação de profissionais de fora das cidades onde fica a sede do empregador.


O movimento é mais forte no mercado de tecnologia e marketing digital, mas começa a ganhar força em áreas financeiras e no setor administrativo.


Houve um incremento nos casos de empresas estrangeiras contratando profissionais que moram no Brasil. Também subiu a contratação de profissionais que moram no interior dos estados por companhias localizadas nas capitais.


A Talenses Group apontou que empresas americanas e portuguesas estão contratando brasileiros com mais agilidade, sem depender de questões como visto e imigração.


A flexibilização do local de moradia está se disseminando por vários segmentos, contudo, o momento ainda é de experiências e será preciso esperar o fim da pandemia para avaliar se a tendência vai se consolidar.

A empresa de investimentos XP afirma ter recrutado 852 pessoas de fora de São Paulo, onde fica sua sede, no segundo semestre de 2020. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba e Porto Alegre são as cidades que têm o maior número de novos profissionais.


Na gigante do delivery Rappi, o processo de contratação passou a contar com dois tipos de vagas, as que permitem o trabalho em qualquer lugar e as específicas para regiões delimitadas, como no setor comercial. 65% dos profissionais ficam fora de São Paulo, o que inclui empregados que moram no México e na Colômbia.


A fintech Will Bank, com escritórios físicos em São Paulo e Vitória, passou a buscar mais profissionais de cidades do interior, em diferentes estados.


A questão geográfica deixou de ser um limitador para quem busca uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.


Já os desafios do trabalho remoto só aumentam, o que faz nascer oportunidades para profissionais de várias áreas, desde questões operacionais como a locação de equipamentos, estações de trabalho e afins até outras mais complexas, como a desconexão.